Liberação Miofascial
A liberação miofascial consiste em uma técnica preventiva de lesões e alívio de dores musculares, que aplica pressão em alguns pontos do corpo a fim de liberar a fáscia (tecido fibroso que recobre os músculos do corpo).
O que pode causar a alteração da fáscia?
Treinos intensos (overtraining), má postura e até mesmo stress emocional podem provocar a alteração da fáscia, resultando em uma pressão excessiva sobre os nervos e músculos. Essas situações reduzem a elasticidade e flexibilidade muscular, a coordenação e até mesmo o bem-estar. Quando isso acontece, a reação do corpo é a formação de nódulos (chamados “pontos gatilhos”) que acumulam toxinas. Para quem tem uma rotina intensa de musculação, a alteração da fáscia dificulta o bom desempenho nos treinos e torna a hipertrofia mais difícil.
Benefícios da liberação miofascial
Além disso, a liberação miofascial também melhora a disposição e agilidade e o rendimentos em séries de exercícios intensas.
Como é feita a liberação miofascial?
A aplicação da liberação miofascial pode ser feita de maneira manual, com a manipulação de tecidos por meio de deslizamento, apoios e pressões, ou ferramentas específicas.
Há contraindicações para a liberação miofascial?
Sim. Não se deve proceder com a liberação miofascial em pacientes que estejam fazendo uso de anticoagulantes, diabéticos, com reumatismos ou doenças autoimunes ou em regiões inflamadas ou infeccionadas.
“O ATENDIMENTO PERSONALIZADO É UM GRANDE DIFERENCIAL, POIS ALÉM DE UM APOIO FÍSICO, HÁ TAMBÉM O ASPECTO EMOCIONAL, A SEGURANÇA E CONFORTO PARA O PACIENTE.”
FALE CONOSCO